quarta-feira, 18 de novembro de 2009



Teste de Conconi

O teste de Conconi é um teste largamente divulgado e utilizado em medicina desportiva e que tem como objectivo a obtenção do valor da frequência cardíaca que se encontra associada ao início do regime anaeróbico dum atleta.

Neste contexto, reveste-se de importância relevante para qualquer atleta o conhecimento do valor da frequência cardíaca anteriormente referida e, com base neste valor, é possível estimar o valor da frequência cardíaca máxima (Fcmax).

A determinação do valor da Fcmax permite, à posteriori, definir e ajustar planos de treinos para cada atleta e melhorar assim as suas performances.

No artigo técnico AT03 (vd. secção Artigos Técnicos), apresentam-se os conceitos que se encontram na base do teste de Conconi bem como a metodologia para a realização do teste numa bicicleta estática de ginásio.

Na parte final do artigo apresentam-se dois exemplos práticos que permitem a análise dos resultados obtidos no teste de Conconi.

Boas performances,

Hitecher









2 comentários:

Sérgio disse...

Por incrivel que pareça, no ciclismo profissional, a Fcmáx não é muito importante, para defenir-se as "zonas de treino". Em desportos de endurance, a frequência cardíaca mais importante é a respeitante ao Limiar Aneróbico, ie, a pulsação em que imediatamente acima começamos a produzir um excesso de ácido láctico ao qual o nosso corpo tem dificulades em dissipar. Um ciclista bem treinado consegue manter uma intensidade de esforço a esta frequência cardíaca durante uma hora. Sendo assim, as zonas cardíacas de treino deverão ser baseadas no LTHR (Lactate Threshold).
Já agora, a título de curiosidade, mais importante que as zonas cardíacas são as "power zones" (zonas de potência), baseadas no FTPw (funcional threshold power) que é a média da potência conseguida numa hora de máximo esforço, também vulgarmente conhecida por MSP (maximum sustainable power).

É interessante ver cada vez mais ciclistas a dar mais importância a aspectos fisiológicos relacionados com a ciência do treino de endurance. Continuem assim!

Celso Bernardes disse...

Bom dia
Gostaria de parabenizar o blog e dizer que o conteúdo do mesmo é muito bom e auxilia muito no dia a dia de todos que trabalham com atividade física. Gostaria de fazer um pedido sobre o artigo t03 pois o mesmo não se encontra mais aqui no site será que você tem como disponibilizar o nome do artigo para que eu possa procurar na rede.
Desde ja agradeço a atenção.