quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curiosidades sobre o uso da bicicleta no mundo

Esta foto aparece só para contrapor a alta tecnologia apresentada por Mr. RUNNER.
Aqui ficam algumas curiosidade sobre estas nossas máquinas de eleição e que nos dão tanto prazer.

Diz-se que a bicicleta é “transparente” ou “invisível” na circulação, não só por suas características físicas - extremamente simples -, mas também pelo baixo impacto que causa ao ambiente, seja pelo porte da infra-estrutura necessária à circulação e ao estacionamento, que requer pouco espaço, seja pela ausência de ruídos e de emissão de gases poluentes.

As bicicletas são, portanto, os veículos individuais mais utilizados, constituindo a única alternativa ao alcance de todas as pessoas, podendo ser usadas por aqueles que gozam de boa saúde, a partir da infância até a idade mais avançada.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta. Embora o veículo tenha recebido essa honra, muitos países não concedem atenção às necessidades dos seus usuários.

Na Europa, 30% dos trajectos curtos - menos de 3 km - são feitos de carro. Nesse espaço, a bicicleta é mais rápida e pode substituir o automóvel.

Em Dublin (Irlanda), 11% da população têm a bicicleta como o principal meio para ir para trabalho.

A Suécia é um país frio, mas 33% de toda a deslocação realizada em Västerãs (115 mil habitantes) é feito por bicicleta.

A Suíça não é um país plano, e mesmo assim a bicicleta é utilizada em 23% das deslocações, em Basiléia, com 230 mil habitantes.

Dinamarca e Holanda, países planos, lideram a utilização da bicicleta na Europa, com 958 e 1.019 quilómetros percorridos por habitante, respectivamente, a cada ano.

Em Redmond, noroeste dos EUA, os autocarros urbanos têm espaço para transportar duas bicicletas. Até mesmo os paramédicos as utilizam.

Fonte: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana

do Ministério das Cidades, Crea-ES, Wikipédia

2 comentários:

Road Runner disse...

Gostei do pormenor do travão de pé (mais precisamente do dedo grande) à roda traseira...um dia desses tento uma adaptação dessas na minha bike de estrada!

ZÉn disse...

e aquele capacete aerodinâmico cheio de kevlare carbono de consistência kriptónica???!!!hein?