terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Passeio de Sábado Gordo




Em primeiro lugar, as minhas desculpas pela edição tardia deste post, mas estive no estaleiro(com gripe) durante dois dias. Nada que vá impedir mais uma saídazita madrugadora amanhã, só para iniciar bem a época da quaresma (tudo serve de desculpa para pedalar hehe).
Até ao momento não recebi notícias do resto do pelotão que supostamente iria sair na segunda feira. Atendendo à falta de notícias e ao temporal que se abateu sobre esta ilha no referido dia, deduzo que não tenha havido saída. Caso contrário digam de sua justiça.
Voltando ao passado sábado, como pelotão reduzido a quatro elementos, devido a outros afazeres de indole carnavalesca, lá saímos para mais uma sessão pedaleira, disfrutando de um dia magnífico que se fazia sentir. Metade do pessoal saiu da zona dos Bairros Novos e foi juntar-se ao restante no sítio do costume. Pelo caminho lá se foi combinando o percurso a seguir.
Como aquecimento fizemos a estrada à beira mar que vai dar à Relva. Depois de quentinhos avançamos para a canada da Rocha da Relva. A meio lá houve a primeira paragem forçada, pois a corrente na bike de Runner não gostou do excelente ritmo imposto e resolveu ceder. Nada que o quarteto de mecânicos não resolvesse. Sai um elo partido e lá vamos com uma corrente mais curta. Mais á frente, já no asfalto na subida para as Sete Cidades segunda paragem para mais umas afinações no desviador da dita bike (simbolizado aqui nesta foto).
Após a subida resolvemos alterar os planos e voltar a subir mais até ao cascalheiro, pois Eskimo ainda não havia explorado um trilho já percorrido pelo resto dos elementos por alturas do Natal.
Assim após repostas as energias lá fomos para a secção de gozo ou seja mais um dos magníficos trilhos existentes nesta ilha. Nesta altura é imediatamente esquecido o esforço das enevitáveis e monótonas subidas em asfalto para lá chegar.
Assim felizes como crianças em loja de brinquedos, pedalamos em direcção a casa porque havia que recuperar forças para o baile da noite, ou ir buscar o carro à oficina ou até no meu caso lavar a bike e enfiar-me na cama cheio de febre hehe.
Amanhã há mais para quem quizer ou puder. Para os restantes, boa semana e até domingo, no sítio e hora do costume.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Épico Passeio dos Wind Bikers: Lagoa do Fogo – 675 metros de altitude






"A meteorologia de 15 de Fevereiro de 2009 era excelente para um passeio de bike em altitude e o grupo há algum tempo que tem vindo a mostrar-se confiante nas suas capacidades físicas.
Este conjunto de factores resultou no tradicional passeio épico à Lagoa do Fogo em trilho que, anualmente, os Wind Bikers realizam.
O percurso foi acordado e traçado: Rosário-Lagoa (partida) – Água de Pau – Pisão – Praia d’ Água de Alto – Rocha dos Cães – Encosta da Lagoa do Fogo – Levada d’ Água – Lagoa do Fogo (675 metros de altitude). O percurso de regresso é exactamente o mesmo mas, em sentido contrário e pela encosta nascente-sul da montanha.
O leitor não fique com a noção de que se tratou dum passeio de Domingo com muito bom tempo e muito agradável de realizar. A verdade é que este passeio foi, na realidade, uma prova de esforço de grande dificuldade, em que os obstáculos a transpor foram muitos salientando-se, entre outros, a infindável subida da Rocha dos Cães, a difícil subida em trilho da encosta da Lagoa do Fogo, a tecnicamente exigente descida da encosta da Lagoa do Fogo pelo lado nascente-sul e, finalmente, aquela parede de betão que é o Pisão, numa altura em que as reservas de energia dos ciclistas eram ínfimas.
De todos os troços realizados, o de maior gozo e perigo foi, sem dúvida, a descida da encosta da Lagoa do Fogo pelo lado nascente-sul, onde o piso do trilho apresentava-se completamente solto e traiçoeiro aos pneus das bikes.
Juntando na descida a adrenalina e o controle técnico da bike, obtiveram-se dois factores que, permanentemente, tinham ser devidamente ponderados pelo ciclista, de modo a que tivesse garantida a sua segurança e a sua integridade física.
A boa disposição e a boa camaradagem do grupo foram as tónicas dominantes neste passeio em que a extensão não foi das maiores, apenas 40.5 kms. Mas foram 40.5 kms de elevada dificuldade física e técnica.
Este foi, sem dúvida, um dos nossos memoráveis passeios. Com o tempo irão desvanecendo-se as dificuldades encontradas e apenas permanecerão, na nossa memória, as boas imagens duma fantástica montanha com uma lagoa no seu regaço.

Abraços a todos,

Hitecker"



Como é quase Carnaval ninguém vai levar a mal.


PS: Liguem o som

Runner esta é culpa tua heheh!
Abraço

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Passeiozinho de Domingo






Foi mesmo um passeio a saída de domingo passado, no qual os poucos WB presentes(os outros estão de molho e estes em recuperação hehe), começaram por fazer um aquecimento lá para os lados da Batalha depois de fazer uma subidazita lá para as bandas da freguesia de arrifes(coisa para 22km). Tudo isto com o objectvo primeiro de se deslocarem propositadamente ao magnifico parque natural do Pinhal da Paz para apoiar in loco o nosso único representante na prova de XC Mr. Eskimo. Como quantidade não significa qualidade (o que até nem se aplica ao caso) não foi em vão pois Mr. Eskimo esteve ao mais alto nível e arrancou um categórico 5º lugar na categoria Promoção! Mais uns treinos e o ciclista começa a sacar uns pódios. Bravo. Em relação a alguns dos outros elementos do WB, prometem que assim que se safarem das maleitas que os têm afectado, também irão engrossar o pelotão, nem que seja só para fazer número hehe.
É claro que aproveitamos o facto para exibirmos as nossas belas máquinas, algumas delas recem artilhadas com alguns pormenores que as tornaram mais belas e leves (...Vocês sabem do que estou a falar hehe)


PS: Parabéns à organização do evento que consegui um excelente trabalho neste recinto magnifico. E meus amigos...críticos haverá sempre mas são poucos aqueles que se chegam à frente para fazer melhor. Por isso...palavra leva-as o vento. Eu não tenho nada a ver com isto mas deixa-me triste alguns comentários que li em outros blogues. Parabéns rapazes e continuem o excelente trabalho em abono desta modalidade que adoramos.