terça-feira, 10 de março de 2009

Exploração da Costa Norte

Com o aproximar da Primavera e do bom tempo, este grupo pertende diversificar as suas saídas domingueiras e explorar trilhos para as bandas mais centrais e nascentes desta magnífica ilha. Foi com esta intenção que este fim de semana começamos a exploração de parte da costa norte, até à zona do Miradouro de Santa Iria.
Como este tipo de saída implica uma logística diferente, iniciamos o passeio a partir da casa de Mr. Hi, lá para o lados do Cabouco. Iniciamos o aquecimento com uma subida até à Susana do Monte e descida para a encosta norte, onde virando à direita exploramos os trilhos da encosta do Fogo até chegar precisamente á estrada regional que vai da Ribeira Grande a esta lagoa. Aí entramos num trilho magnífico que costuma fazer parte de uma PEC dos ralis, onde se tem de atravessar uma ribeira e que termina no caminho das Caldeiras da Ribeira Grande. Descemos pelas Gramas e fomos por trilhos de terra, estilo montanha russa, com umas subiditas interessantes, até ao objectivo do passeio, o dito miradouro. Aí já estariam no papo cerca de 24 Km.
Paragem para bater umas fotos, abastecer o bucho e pelo meio de muita boa disposição ainda deu para se agendar mais ou menos um suposto churasco dos Windbikers e respectivas famílias. Claro que nestas andanças gastronómicas só constará um menu digno de atletas como nós.
Por falar em boa disposição, aproveito já fara encaixar aqui estas duas fotos. Ora tomem lá:
PS: Os atingidos não devem ser muito duros nos comentários pois está em causa a boa imagem do grupo hehe!

Voltando ao passeio, já no regresso resolvemos explorar alguns trilhos à beira da rocha. Ainda bem que o fizemos porque acabamos por descobrir uma descida técnica, ***** que ía dar direitinha ao porto da Ribeirinha.Depois de bater mais uma foto e olhando para a parede em cimento que tinhamos à frente para trepar, lá avançamos. Chegados ao cimo da dita cuja e como já estavamos pouco cansados, toca de virar à direita e subir mais uma parede até ao Farol da Ribeirinha (estes Romanos são loucos, já dizia o Asterix).

A partir daí foi só puro prazer de rolar a alguma velocidade por trilhos sempre à beira mar até às piscinas da Ribeira Grande onde fomos obrigados a parar por furo na roda de Kriolo. Lá seguimos até à bomba de gasolina à saída da cidade, onde se fez um trilho já habitual e de seguida a também já comum passagem para o lado Sul atravessando o denominado "Campo DELTA". Já em regime de descompressão rolamos até ao Cabouco.
Resumo 48.4 km, a uma média de 16.0 km/h. Não foi de longe um dos mais longos já feitos mas tinha alguma exigência física, coisa para cerca de 3540 calorias e acima de tudo, muito divertimento e boas disposição.



4 comentários:

Hitecher disse...

Caríssimos,

Este blog é de facto fantástico. Desde que haja fotos há discurso!
Parabéns a todos que contribuiram para um Domingo bem passado, cheio de energia e boa disposição.
Domingo há mais.
Abraços,

Hi

Road Runner disse...

Os editores aqui da *coisa* são uns artistas….lindo trabalho sim senhor!

Grande passeio! Nada como uns trilhos novos para motivar a malta…não que ela falte!

Espero que, conforme sugestão de Mr. Hi, aproveitem o próximo passeio para adicionar ao repertório WB mais um percurso novo. Eu cá só poderei estar em pensamento (e prometo não faltar) pois vou estar uma semaninha a uns largos milhares de Kms.

Boa estreia para a nova bike de Mr. Kriolo. Felicidades!

Cá espero umas fotos do evento.

Abraços,
Runner

Anónimo disse...

Mais uma vez um belo trabalho de redacção que não fica nada a trás dos verdadeiros jornalistas dos nossos jornais. Excelente Red…
Enquanto ao resto, só tenho que agradecer a todos as manhãs de domingo, que me leva a desejar que a semana passe rápido, para poder desfrutar de mais um momento de boa disposição, amizade e aventura nas lindas paisagens desta maravilhosa ilha.
Obrigado a todos.
Kriolo.
PS: já não me lembro da palavra-passe

redboy disse...

Oh Kriolo! andas mesmo com a cabeça na night hehe! Como é possivel esquecer a palavra passe deste magnífico blogue. Vou ver se a consigo recuperar como administador e domingo já te digo. Se não conseguir mando-te outro convite e fica resolvido.
Abraço