segunda-feira, 30 de março de 2009

Palavras de ordem: devagar, um – um, e com “ela” pela mão…

Nem mais, foi assim que se iniciou mais um encontro domingueiro para mais uma voltinha de bike por estes nossos trilhos decorados por fantásticas paisagens numa manhã que S. Pedro fez questão de nos brindar com muito sol, boa visibilidade e algum frio. O frio durou pouco pois os 12km iniciais foram percorridos a uma média inferior a 6km/h tal era a taxa de subida. Pode-se dizer que foi um verdadeiro aquecimento….para não lhe chamar outra coisa!








Comecemos pelo inicio. Desta vez com partida das Capelas e mesmo arriscando a minha própria pele (o prometido é devido e estavam avisados) lá partimos para uma etapa com um nível de dificuldade físico a roçar a loucura. Subimos pelo Maranhão em direcção às Arribanas onde com grande decepção constatamos que um belo tapete de betão cobria o que em tempos se designava por “bela canada”!




Posto isto rumamos até ao inicio de um belo troço de terra que nos levaria até às Cumeeiras junto ao Pico da Cruz (cota 800). Aqui sim começaram as dificuldades (e alguns indícios de hostilidades controladas). O piso de tal maneira difícil impôs ao pelotão a técnica de subida mais básica – “com ela pela mão”. Mas Mr. Eskimó, espicaçado por Mr. Red e para provar que não há impossíveis, arrancou numa escalada imparável que só terminou quando já se via a lagoa das Sete Cidades.



Daqui para a frente e durante outra dúzia de quilómetros foi só diversão e, na primeira paragem para a habitual foto de família, os rostos sofridos tinham já dado lugar a sorrisos abertos pois já ninguém se lembrava da subida!




Quase no fim das Cumeeiras saímos em direcção aos Mosteiros por um troço muito divertido e com nível de dificuldade considerável.



Chegados então à estrada regional…todos inteiros e com os discos em brasa, apontamos às Capelas desta vez pelo asfalto e aproveitamos para fazer um pequeno treino para a prova de resistência.


Resumo: 48,5Km à média de 17Km/h em 4,5 horas.



Abraços,


Runner

9 comentários:

redboy disse...

Pelos vistos cabe cá ao je abrir as hostilidades. Bem cá vai.
Gostaria de aproveitar o momento para agradecer a Runner a escolha do percurso porque conseguiu fazer com que eu aos quarenta e dois anos aprendesse anatomia humana, pois logo a seguir a esta "ligeira" abordagem às "suaves inclinações" percorridas, dscobri alguns músculos no meu corpo que nem sabia que existiam e que agora a dor proa que realmente existem hehe!
Agora a sério, que mais posso dizer que ainda não foi dito neste post? Realmente foi mais um dos muitos magnificos dias que este grupo de "romanos" me têm proporcionado com a sua companhia.
Não se esqueçam de recuperar o aparelho locomotor para o treino de sábado e o aparelho vocal para o apoio incondicional a Hi na estreia da sua aventura pelo Triatlo partilhado.
Um abraço!
PS: Runner não te esqueças de me comprar um presente por me ter conseguido conter de comentários escabrosos e ofensivos à ua pessoa pela escolha do dito trajecto. Já viste como sou amiguinho hehe!

Levy disse...

Grandes passeios!! E se eu tivesse juízo estava era a fazer km convosco em vez de estar a ganhar "medalhas" na Batalha.
1 Abr e boas pedaladas

Hitecher disse...

Iiiiiiiirrrra!
Meeeeeerd!
Poooooocha!
São as palavras mais adequadas para descrever os primeiros 12 km deste passeio.
Depois, Enduro e travões Avid Juicy Seven Ultimate foram os meus melhores amigos nos fabulosos caminhos e trilhos das Cumeeiras e Bretanha.
Sem dúvida um passeio memorável! Tão memorável que só deve ser repetido daqui a 1 ano e meio e, de preferência, com MOTA, MOTA 4 ou outro qualquer veículo com motor, tal como tinha sugerido Mr. Runner.
De qualquer forma, fiquei altamente surpreendido com as performances demonstradas por qualquer um dos WB e estou já convencido que vamos a caminho da loucura em alta velocidade.
Abraços,

Hi

PS: Este blogg está com uma eficiência espectacular. Em menos de 24 horas já as notícias estão cá fora.
Parabéns a Mr. Runner & Redboy.
Aproveito também para agradecer as mensagens recebidas por Mr. Eskimó. Da próxima vez têm que ser em maior quantidade e com uma frequência de 1/10 minutos.

azBiker disse...

Estes Romanos devem estar loucos, diria Asterix!!!
Vocês e as subidas... é um fetiche que não dá para entender :). Pelo visto continuam a treinar o corpo para futuras sessões de sofrimento. É pena, ao que me parece, que estas não incluam a prova da Batalha mas vou chatear-vos tanto a mona que um ano destes lá estarão!!!!

Eu continuo no "estaleiro" durante, pelo menos, mais 3 semanas :(, vamos a ver se para o Open de resistência já poderei pedalar... (se assim fôr vai ser engraçado, vai!!)

Domingo estarei na Batalha, na secção do público :), na esperança de ver passar um WB :)

Abraços

Ride Fast
Ride Safe

redboy disse...

Desculpa a intromissão no teu magnífico post Runner, mas depois de receber o ficheiro que me enviaste não resisti em adicioná-lo pois vem contrbuir para clarificar que tipo de "raid" foi.
Se quiseres podes processar-me e encontramo-nos em tribunal.
PS: Se pensam que esta saída tirou a moral a alguém, estão muito enganados pois ainda hoje, quarta-feira, após troca de sms, lá se encontraram Kriolo e Red Boy para uma saida por volta das 17:30e chegada às 19:10. Foi uma tirada de 37Km com saída da Fajâ de Cima em direcção à canada dos 101 _- Pinhal da Paz - Batalha - Descida para S. Vicente- Poços - Capelas e para finalizar (ou não fossem Windbikers)a doce subidinha até Ponta Delgada. Treininho maneiro feito a muito boa velocidade sendo um misto de terra e asfalto, com trilhos tecnicos e rolanço para descontrair. Pelos vistos amanhã há mais.
Abraço

Road Runner disse...

Caro RedBoy,
Serás chicoteado em momento oportuno por isto!...mas no entanto fizeste bem. Não sei se repararam no pormenor da legenda do KMZ a qual se refere às altitudes percorridas. Quando entramos na terra estávamos na quota 366 e 3200m depois atingimos a quota 783!...Pelas minhas contas dá a módica taxa de 13%.

AZ, aposto que se a descida da Batalha fosse para subir tínhamos uma equipa altamente competitiva…agora a descer qualquer um faz! Nem que seja “com ela pela mão”. Os WB estão com esta técnica cada vez mais apurada….LOL! Põe-te mas é bom depressa…temos ainda alguns fetiches reservados para a tua “rentrée”!

Amanhã estou de férias e também alinho numa voltinha. Lá por volta da hora de almoço combinamos a coisa.

Abraços,

Runner

redboy disse...

Isto está a melhorar. Hoje já foram três windbikers a dar uma volta á tardinha (Runner/kriolo/Red). Se a moda pega, já estou a ver outros dois a abandonar a sala claustrofóbica do ginásio e abraçarem as boas pedaladas ao ar livre. Hoje foram mais vinte e tal km. Consegui despertar o interesse? hehe.
Aproveitem o bom tempo e deixem de ser florzinhas de estufa que pedalam em bikes que não saiem do lugar hehe!
Abraço.

Eskimó disse...

Olá Pessoal, pelos vistos os treinos semanais estão a pegar. No entanto as pedaladas indoor também têm a sua piada, imaginem as "paisagens" quando ficamos nas bicicletas do fundo da sala.
Gostava de saber se o treininho de sábado não poderá ser alterado para a tarde, porque de manhã as previsões são de molho.
Não se esqueçam de aparecer no Domingo para apoiarmos o Mr. Hi no triatlo, tipo passeio rápido na marginal.

Abraço a todos

Hitecher disse...

Muito bem meus amigos! Deixo de estar em linha 2 dias e vocês enchem este blogg quase na totalidade.
O trajecto no Google está espectacular. Nem eu me tinha apercebido que tinha-mos percorrido quase 50% da Ilha com inclinações de 13%! Uhau!
Acerca das voltinhas ao fim de tarde, não sei se será fácil para mim, por duas razões: a profissional e; as atracções do indoor cycling que são bastante diferentes das nossas. No entanto, vou pensar no assunto.
Domingo, a prova de triatlo é às 13:00h. Não se esqueçam de apoiar o nosso colega WB LCat e vejam lá se não fazem muita "xafurdice" quando eu estiver a pedalar, para não julgarem que somos um bando de bárbaros.
Abraços,

Hi